Grim Fandango (PC)

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018 Postado por P.A.


Gênero: Adventure/Point-and-click


Fabricante: LucasArts


Lançamento: 1998


Jogadores: 1 player









Os anos 90 foram uma época de ouro pra jogos de Adventures (popularmente conhecidos como point-and-click), e a LucasArts era mestre no gênero. A empresa lançou diversos títulos que são cultuados até os dias de hoje e Grim Fandango é um deles!
A história e o design dos personagens do jogo são baseados no "Día de los muertos", uma data comemorativa mexicana, similar ao Dia de Finados por aqui, só que com muitas comemorações e festas!

O jogo te coloca na pele de Manuel Calavera - também conhecido como Manny Calavera - um agente de viagens do mundo dos mortos que precisa conseguir vender pacotes de viagens para os mortos que vão chegando no Submundo. Os pacotes são baseados na índole da pessoa enquanto viva, e quanto melhor ela for em vida, melhor será seu pacote de viagem para o nono submundo, que pode variar entre ir direto pelo Expresso nº 9 ou ir a pé por todo o caminho... Manny precisa de bons clientes para acumular pontos e finalmente conseguir uma passagem pro seu merecido descanso eterno. Acontece que todos as boas almas acabam indo pro seu rival na empresa - Domino - e Manny acaba ficando apenas com os piores. Intrigado com essa situação, Manny acaba 'roubando' uma cliente premiun, a quase santa Mercedes Colomar. Porém ele foi levado a crer que ela não era premiun e acabou mandando ela ir a pé, no pior pacote de viagens. Desconfiado que está sendo passado pra trás, Manny precisa investigar à fundo a agência de viagens e desmantelar uma rede de corrupção no mundo dos mortos, ao mesmo passo que tem que resgatar a pobre Mercedes Colomar da longa viagem a qual ele a enviou.

O jogo é divido em quatro capítulos, que são equivalentes a quatro anos na Terra dos Mortos.
Grim Fandango é um daqueles jogos com humor na dose certa. A começar pelo personagem principal, que é um canastrão de marca maior que sempre tenta levar vantagem, mas acaba sempre se dando mal... Os textos e os personagens do jogo são muito bem trabalhados e dão uma profundidade à história, tornando-a dramática e divertida sem forçar a barra.

O jogo possui cenários renderizados em 2D, mas personagens e objetos são em 3D, com ótimas animações. Com isso, as máquinas da época não precisavam focar no cenário e centralizavam suas forças na movimentação e no design dos personagens, tornando o jogo mais fluido.

É assim que o mundo dos vivos é representado no jogo!
A música do jogo é muito tranquila (parece um Jazz), que encaixa bem no desenrolar na aventura, dando até um toque cômico. O destaque aqui fica pras dublagens, principalmente pra nós brasileiros. O jogo está todo dublado, coisa comum hoje em dia, mas muito rara nos anos 90. Manny possui um portunhol muito engraçado e com certeza vai te fazer morrer de rir (trocadilho infame)...

Apesar dos point-and-clicks terem uma jogabilidade básica apenas com o mouse, em Grim Fandango a LucasArts resolveu inovar. Você usa apenas o teclado/joystick e move o personagem pelo cenário, que por sua vez move a cabeça na direção de objetos ou personagens que possuem interação... Não ficou ruim e o movimento de Manny com a cabeça indicando pontos de interesse torna tudo mais fácil, mas acredito que o gênero é mais indicado para o mouse.
O jogo tem inúmeros puzzles, como é de praxe em jogos do gênero, e você vai ter que conversar com muita gente e coletar diversos itens para conseguir progredir no jogo. A maioria dos puzzles é bem simples, mas sempre tem um ou outro que vai lhe dar muito trabalho e fazer quebrar a cabeça... E prepare-se para passar inúmeras vezes pelos mesmos locais.

 

Como eu sempre digo sobre Adventures, eles não tem um fator replay. Por mais que o jogo seja divertido, depois que você termina não dá vontade de jogar novamente, pois você já sabe como resolver todos os puzzles e acaba não tendo mais tanta graça assim.
Em 2015, o jogo foi remasterizado e lançado para Ps4, PsVita e PC!



NOTA FINAL: 9,0
GRIM FANDANGO É UM CLÁSSICO QUE SEGUE A CARTILHA DOS - INFELIZMENTE FALECIDOS - ADVENTURES; COM UMA BOA HISTÓRIA, PERSONAGENS ENGRAÇADOS E MUITOS PUZZLES PRA TE FAZER QUEBRAR A CABEÇA!
Plataforma: