Pepsiman (PSX)

terça-feira, 27 de agosto de 2013 Postado por Tristan.ccm


Gênero: Ação


Fabricante: KID


Lançamento: 1999


Jogadores: 1 player


Não é de hoje que publicitários descobriram que videogames podem ser um veículo eficiente para expor um produto: quem não conhece a versão arcade de Pole Position e suas placas de publicidade (com direito até a propaganda de cigarro), no longínquo ano de 1982? Tá certo, nem sempre publicidade e games fazem uma boa parceria, mas muitos bons games surgiram de propagandas, como por exemplo Yo Noid! (NES), o supra-sumo da dificuldade 8 bits, criado para promover a rede de fast-food Domino's Pizza. Ou então Cool Spot (SNES), protagonizado pelo mascote do refrigerante SevenUp. E este aqui se junta à lista.

Pepsiman era um super-herói criado para ser o garoto-propaganda da Pepsi no Japão. Seus comerciais seguiam a linha do "herói atrapalhado", com Pepsiman ajudando pessoas sem Pepsi e se ferrando logo em seguida. O jogo segue a mesma tendência das propagandas: você tem que guiar o herói prateado até um certo ponto, onde pessoas precisam mais de Pepsi do que de outras coisas mais banais, como socorro dos bombeiros ou resgate no deserto. O problema é que TUDO no caminho só quer ferrar tua vida! Some isso ao fato de Pepsiman não poder parar de correr nunca e temos um jogo bem difícil.

Os controles são bem legais e respondem bem. Você só tem três comandos: o botão X pula, o Bolinha dá carrinho e o Quadrado é uma espécie de turbo, deixando o herói mais rápido por alguns segundos. O jogo é do tipo decoreba, pois os obstáculos sempre surgem nos mesmos lugares. O problema é que a corrida é contra o relógio, e quando você não morre bater faz você perder um tempo precioso. Fora isso, o jogo é pura e simplesmente correr freneticamente coletando latas e mais latas de Pepsi. Os gráficos são bons, embora misturem sprites em 2D com gráficos poligonais de forma meio estranha. Já os sons dão pro gasto, e embora o jogo só tenha uma música que se repete com poucas variações, ela é legal e não cansa.

Mas nenhuma descrição desse jogo ficaria completa sem as cutscenes: nelas, um cara gordo estranho aparece bebendo Pepsi, comendo e sugerindo que você faça o mesmo. Pra quem não sabe, o cara é Mike Butters, um ex-jogador de hóquei no gelo que virou ator e dublê depois de pendurar os patins (ele inclusive atuou em três filmes da série "Jogos Mortais"), e na época era garoto-propaganda da Pepsi nos Estados Unidos. Agora, uma pergunta: segundo a mídia sensacionalista de um certo canal de TV jogos violentos deixam quem os joga violento também, então quem joga Pepsiman deve virar um gordo estranho viciado em refri que não sai do sofá e... err... bem, deixa isso pra lá!

Pepsiman é um jogo comum, que poderia ter ficado esquecido. Porém, não tem quem não solte um "nossa, eu jogava isso véi" quando se fala desse jogo, inclusive até hoje tem quem peça por uma continuação dele. E foi assim que, apesar de não passar de um comercial de refrigerante jogável, Pepsiman se tornou um clássico do PS1. Talvez porque seja um comercial jogável muito divertido!


NOTA FINAL: 7,8
PEPSIMAN NÃO PASSA DE UMA PROPAGANDA FANTASIADA DE JOGO DE VIDEOGAME, MAS NEM POR ISSO DEIXA DE SER DIVERTIDO. QUEM DERA QUE OS PUBLICITÁRIOS FIZESSEM MAIS PROPAGANDAS COMO ESSA HOJE EM DIA!
Plataforma:


7 comments:

Azrael_I disse...

"...então quem joga Pepsiman deve virar um gordo estranho viciado em refri que não sai do sofá e... err... bem, deixa isso pra lá!"

Doeu na consciência agora, Tristan? Huahuahauhauha!

De boa, eu gosto de Pepsi (mais até do que de Coca) e sempre achei geniais as propagandas deles; os caras sempre investiram pesado nesse setor, inclusive contratando artistas de muito renome, como Michael Jackson e Jackie Chan. Esse jogo do Pepsiman me lembrou um pouco o game do Kid Klown para Snes... mas sinceramente, em termos de jogo voltado pra propaganda, ainda sou mais o Cool Spot.

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

via o pessoal jogando esse game, era hilário o personagem.

João Henrique disse...

Quase todo mundo que já jogou esse jogo no psx gostava, talvez justamente pela banalidade do jogo: você era um herói com visual clichê de uma grande empresa que tinha como missão fazer a pessoa consumir o produto em questão (Pepsi). Então, o que tendia a ser bizarro passou a ser cativante (vai falar que você não tem uma quedinha por coisas toscas?). Acho que um reboot em HD de Pepsiman seria uma grande jogada. Eu, pelo menos, baixaria fácil.

Hyper Emerson disse...

Esse é um jogo difícil pra #¨%#@@&. E é difícil porque quanto mais você avança mais o jogo depende de obstáculos que matam instantaneamente o personagem. Mas pelo menos é divertido apesar disso.

Denderotto disse...

É um dos meus jogos de Ps1 favoritos, eu também gostaria de uma continuação! ^^

Galerashion disse...

hey cara, voce anda sumido, novos posts please *---*, gosto muito dos seus posts

Felipe Biazi disse...

Olá, volto para dar mais um puxão de orelha - o outro post meu foi no superman.

Gostaria de pedir algum critério para dar notas ou pelo menos uma explicação melhor.

Cito como exemplo o Ignition Factor, que vocês alegaram defeitos e deram 10.0 ou o fato de Pepsiman e Final Fantasy VII terem recebido a mesma nota.
Eu confesso que joguei pouco FF VII e jamais iria dizer que ele é o melhor jogo de todos os tempos (como alguns dizem), mas somente a trilha sonora dele ja garantiria uma nota maior que Pepsiman.

Vocês poderiam imaginar pontos para basear as notas, mesmo que não publiquem estes pontos, tais quais, jogabilidade, história, gráficos, dificuldade e diversão entre outros para ajustar isso que eu lhes peço.

Espero que minhas críticas sejam úteis. E espero ver muito mais posts divertidos como os que pude conferir.

Abraços

Postar um comentário