[Games em Foco] Músicas de jogos... fora dos jogos!

segunda-feira, 27 de maio de 2013 Postado por Tristan.ccm

Eu estou de volta! Depois de vários problemas pessoais (incluindo um BSOD no meu PC e toneladas de trabalho) que até agora me fazem questionar quem foi que colocou minha vida em Very Hard, trago a vocês mais um Games em Foco inspirado numa conversa que tive com um amigo sobre músicas e games. Ele falou que achou a música de um jogo parecida com uma que ele gostava de uma banda. Achei interessante, pois já havia falado sobre isso num episódio de Lendas dos Games, e decidi fazer um post sobre isso. Vejamos alguns exemplos de músicas de games que lembram alguns sucessos que fazem parte do playlist de muita gente:

1- R.E.M. versus Megaman 1

R.E.M. - All the Right Friends


Megaman (NES) - Elec Man stage music


Essa é a música apontada por meu amigo, que curte R.E.M. e achou a música da fase do Elec Man, do primeiro jogo do Blue Bomber, muito parecida. Eu não sei vocês, mas como "All the right friends" foi lançada em 1983, quatro anos antes do jogo, quem sabe ela não tenha inspirado Manami Matsumae (compositor da trilha do jogo)?

2- Cheap Trick versus Street Fighter II

Cheap Trick - Mighty Wings (Top Gun soundtrack)


Street Fighter II (Arcade) - Ken's theme


A trilha sonora de um filme sobre aviões inspirando o tema de... Ken? Hey Capcom, que eu saiba o personagem que mais tem a ver com Top Gun seria o Guile, certo? Mesmo assim, creio que as músicas são mesmo bem parecidas. Pelo visto, Yoko Shimomura e minha esposa tem algo em comum: ambos gostam muito de Top Gun!

3- Rick Astley versus Chrono Trigger

Rick Astley - Never Gonna Give you Up


Chrono Trigger (SNES) - Robo's Theme


Eu sei, você poderia ter morrido sem ver esse clipe "vergonha alheia" do Rick Astley, mas muita gente defende que o tema de um dos mais carismáticos personagens do RPG supremo da era 16 bits teve um dedinho desse grande sucesso das antigas.

4- Enigma versus Streets of Rage 2

Enigma - Sadeness


Streets of Rage 2 (Mega Drive) - Opening  


De todas as músicas que eu trouxe para esse post, essa é a que eu acho mais parecida. O gênio da game music Yuzo Koshiro transformou a trilha do segundo Streets of Rage numa ode à música eletrônica dos anos 80 e 90, e com certeza gostava da obra de Michael Cretu, criador do Enigma. Daí, a abertura do game se tornou não um plágio, mas uma homenagem.

5- Plebe Rude versus Super Castlevania IV

Plebe Rude - Até Quando Esperar


Super Castlevania IV (SNES) - Forest of Monsters


Quem acompanha o MdG deve se lembrar dessa semelhança, pois falei dela quando tentei destrinchar a lenda sobra a participação de Michael Jackson na trilha sonora de Sonic 3 (foi no décimo episódio de Lendas dos Games). Nesse caso, eu duvido muito que Masanori Adachi (compositor da trilha desse game) conhecesse o Plebe Rude, uma banda famosa por aqui mas uma ilustre desconhecida no Japão de 1991. Aqui, quem tornou as batidas parecidas foi o bom e velho acaso. Ou então o Philippe Seabra travou na 2ª fase do jogo e ficou com a música na cabeça, vai saber...



Bem, essas foram as que eu achei mais parecidas. Se você conhece outra dessas coincidências musicais, poste nos comentários! Um grande abraço e até o próximo post!
Plataforma:


10 comments:

Mário Júnior disse...

SENSACIONAL esse post! rachei de rir logo na primeira comparação. muito bom trabalho! me fez lembrar de um caso parecido entre duas músicas, uma do cantor TOMATE e a outra do tema de abertura do pokemon...

a música do pokemon "mundo de aventuras" https://www.youtube.com/watch?v=tJMgxz3Iv6k

"a gente se vê depois da chuva"...
https://www.youtube.com/watch?v=kIx-KI0r0Q0

eu achava que esses exemplos que citei seria o caso de plágio vergonhoso... mas depois de todas essas descobertas que vocês fizeram, eu mudei de idéia... agora tenho certeza que é plágio!!!

Azrael_I disse...

Fala Tristan! É normal haverem referências de músicas famosas nos games (isso quando não colocam a música original inteira), sem contar as coincidências. Uma das minhas preferidas é Music To Watch Girls By de Frank Sinatra; a introdução desta música é idêntica à música da segunda fase(Marble Garden Zone) de Sonic the Hedgehog! Veja só: www.powersonic.com.br/stuff/curiosidades/media/franksinatra.mid
www.powersonic.com.br/downloads/musicas/midis/sonicmd/marble.mid

(créditos ao pessoal do site PowerSonic.com.br, onde aliás tem mais algumas semelhanças/referências musicais em games do Sonic)

Adão Filho disse...

Esqueceram dessa http://www.youtube.com/watch?v=Xy2thlIa_hU

Thiago Zolini disse...

CARALHO!

A minha música favorita de Megaman tinha, claro, que ser inspirada em R.E.M.! Já tinha escutado All the Right Friends antes, mas nunca atinei!

Unknown disse...

Faith No More - "RV": www.youtube.com/watch?v=ilIDkkD0jIg
parecido com:
Tema da fase da água do Mario: www.youtube.com/watch?v=TBx-8jqiGfA

Galerashion disse...

Nossa, cabei de voltar a infância..

Boa matéria =DD

Anônimo disse...

adorei , a banda muse adimitiu ser grande fã do jogo top gear e enfiou a introdução numa de suas musicas (Bliss)



poucos notaram , mas a musica de laurence blood de fatal fury 2 , não é orginal ela é um trecho da musica Spain da banda de fusion " Chick Corea "



a musica da fase da caverna do mario 1 de nes foi muito influenciada pela música " river people " da banda tb de fusion " weather report "

Anônimo disse...

aqui tem mais dessas "coisas "

http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/SuspiciouslySimilarSong/VideoGames

Unknown disse...

Faltou falar da inspiração do tema de Geese Howard (Fatal Fury, The King of Fighters) com o tema de The Godfather... Na versão AST (NeoGeoCD) isso é nítido! Ótimo post. Parabéns. Abraços à todos!

Postar um comentário