Ghosts'n Goblins (NES)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 Postado por Tristan.ccm



Gênero: Ação / Plataforma



Fabricante: Capcom


Lançamento: 1985


Jogadores: 1 player





Uma reclamação bem comum dos retrogamers em relação aos games da geração atual é a falta de dificuldade nos jogos. Checkpoints a cada cinco minutos, vidas infinitas, tudo isso é motivo pra muita gente bancar o velho ranzinza e soltar aquelas pérolas que sempre começam com  "no meu tempo...". Mas será que dificuldade é sinônimo de diversão? Pra mim, a resposta é: nem sempre! E Ghosts'n Goblins é a prova disso.

O enredo é o clássico "resgate a donzela em perigo", com uma cena inicial mostrando o cavaleiro Arthur e a princesa Prin Prin numa romântica cena, interrompida pelo vilão Satan que rapta a mocinha, obrigando o heroi a sair em busca da amada. E aí que vem o primeiro problema, pois a jogabilidade é uma mistura de Megaman com Castlevania: a movimentação lembra o robozinho azul, mas os pulos são no estilo do clã dos Belmonts! Some isso ao fato de Arthur morrer com apenas dois hits (o primeiro quebra sua armadura e o segundo mata) e temos um jogo difícil de doer os dedos! Sério, esse é o jogo mais difícil que eu já joguei em toda a minha vida, perto dele Battletoads é a coisa mais simples do mundo.

Os gráficos não são a melhor coisa que o NES podia fazer, mas dão pro gasto. A trilha sonora que fez a fama do jogo nos arcades está ali, grudenta e gostosa de ouvir como sempre. E os controles são perfeitos, apesar do pulo Belmont (que aliás é algo com o qual você vai se acostumar antes do fim da primeira fase, ainda mais se já tiver derrotado Drácula antes de encarar esse jogo). Arthur pode encontrar power-ups durante o jogo, alguns em lugares pré-estabelecidos e outros derrotando inimigos que carregam potes. Porém, com exceção da faquinha (a melhor arma do jogo, e rara na mesma proporção) e da armadura extra os outros são inúteis: Arthur começa atirando lanças, mas pode pegar além da já citada faca armas como tochas, machados e escudos (sim, é uma arma, e sem ela é impossível derrotar o Satan!). Problema: o escudo tem um alcance curtíssimo, enquanto tochas e machados fazem um arco no ar, ou seja, você fica limitado a atingir ou quem está a uma determinada distãncia ou quem estiver abaixo de você. Sendo assim as duas únicas armas que prestam são a lança e a faca, e a segunda só é melhor pois a lança é meio lerda.

Outra coisa que te ferra nesse jogo é o tempo. A fragilidade de Arthur muitas vezes te obriga a ficar esperando um inimigo se afastar pra que você passe em segurança, mas você tem cerca de três minutos pra passar de fase, e às vezes não dá tempo. Na última fase isso irrita, pois tem 752489 inimigos antes do chefe, que mesmo com o escudo demora uma eternidade pra ser derrotado. Eu cheguei nele com apenas 30 segundos pro fim e só de cueca, e não tenho vergonha de dizer que usei save state pra matá-lo, pois se você morre volta lá pra baixo e tem que fazer tudo de novo! O jogo tem continues infinitos e você não perde sua arma se morrer, mas isso não é nada comparado à quantidade de complicadores do jogo.

Ao zerar, você vê uma mensagem dizendo que precisa fazer TUDO DE NOVO pra ver o final verdadeiro. Eu confesso que não fiz isso, pois zerar a primeira vez foi tão doloroso que eu já estava esgotado. Esse é o tipo de jogo que deve ter dado muito lucro pra Nintendo, pois acredito que muitos joysticks devem ter voado da mão de jogadores direto para a parede por causa desse jogo. Tá certo que a dificuldade é algo que sempre nos motiva a zerar, e a falta dela pode fazer com que abandonemos um jogo depois da primeira zerada. Mas, como já disse aqui sobre o realismo, a dificuldade também precisa ser bem dosada. Em excesso, pode fazer o que ela fez com esse jogo: tornar algo que seria muito bom, em algo não tão bom assim.


NOTA FINAL: 8,5
GHOSTS'N GOBLINS TINHA TUDO PRA SER UM DOS MELHORES JOGOS DO NES, MAS É DIFÍCIL DEMAIS. ALGO TÃO SIMPLES QUANTO UMA BARRA DE VIDA PODERIA TER FEITO A DIFERENÇA POR ESSE GAME.
Plataforma:


11 comments:

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

o terminei uma unica vez. e somente na minha reincarnação voltarei a joga-lo. eita joguim difirci viu.

Azrael_I disse...

Nunca joguei a versão de Nes, só a de Snes mesmo(que dizem conservar a dificuldade)... seja como for, G&G é um grande clássico que já esteve em quase todos os consoles e plataformas, e deve sua grande fama justamente à sua dificuldade. Aliás, a dificuldade é a única coisa que eu realmente gostei neste game: os gráficos não me agradam(mesmo a versão de Snes), a música é meio entediante, e os ataques são horríveis de se controlar(não vou reclamar do pulo pq já era acostumado com os pulos de Castlevania).Enfim, só não entendi uma coisa Tristan: por que você meteu o pau no game e deu uma nota tão alta?

Tristan.ccm disse...

@Azrael

Acontece que o jogo é bom! Eu gostei dele, mas a dificuldade é um cocô de tão alta. Se o Arthur tivesse uma barra de vida pra poder tomar mais hits sem morrer, era um jogo nota 10.

Renanbianchi disse...

O início dos jogos Hardcores, pqp que jogo difícil ><. Mas vale cada hora perdida.

Pedro178vk disse...

Pedro178vk aqui .
1° adorei o site , muito difícil mesmo achar outros maníacos em jogos antigos
2°esse 2° jogo mais difícil que eu já joguei na minha vida , acho que matar Lavos no Choro trigger só usando marley e chrono era mais difícil ¡!

Unknown disse...

Por favor postem com mais frequencia ;-; (tipo, 1 post por dia :D).

Anônimo disse...

Eu conheci esse jogo pelo AVGN, e fui jogar nem passei da terceria fase uahsuhuashuas e pro final é foda, você tem que zerar DUAS VEZES EGUIDAS MANO. eu nao passo nem da terceira faze imagina zerar 2 vezes seguidas, esse jogo é um puta desperdicio de tempo (não no sentido ruim, e sim no sentido em que voce disperdiça muito tempo para conseguir zera-lo),mais no final, eu imagino que apos zerar 2 vezes e quase tendo um ataque epiletico, deve sentir aquele cheiro de jogo zerado.

Anônimo disse...

Eu sugiro este site aos meus amigos para que pudesse ser útil para eles também. Grande esforço
www.ojogosdomario.org

Tales disse...

Cara, eu vejo td mundo reclamando do pulo de castlevania, mas mudar de direção quando vc esta no ar não é meio ilógico? eu adoro a jogabilidade de castlevanis, acho perfeita, já G&G deixa a desejar, faço do autor minhas palavras sobre a barra de energia... =/

Alvarochaves1999 disse...

Odeio as adaptações dos arcades para o NES! Elas ficam melhores no Mega Drive!

Kaede Monthmore disse...

Só uma correçãozinha:tem que zerar 3 VEZES para ver o final.fora isso,gostei da mecânica do game.

Postar um comentário