Earthworm Jim (Mega Drive / SNES)

domingo, 30 de setembro de 2012 Postado por P.A.




Gênero: Plataforma


Fabricante: Shiny Entertainment / Playmates


Lançamento: 1994


Jogadores: 1 player







Na época dos 8-16 bits várias empresas tentaram repetir o sucesso de Mario e Sonic, buscando um mascote que conseguisse conquistar o coração dos jogadores. Claro, era uma tarefa muito difícil conquistar os jogadores da maneira que os dois conquistaram, mas vários ícones surgiram, e mesmo que não tenham conseguido repetir o sucesso dos dois, pelo menos conseguiram permanecer com carinho na memória de muitos de nós. Earthworm Jim é um deles, e por mais que não tenha feito o sucesso dos rivais, será sempre lembrado por seu jeito bizarro e bem humorado.

Lançamento de vacas! WTF?
A história do jogo é tão bizarra quanto o personagem principal. Jim era uma minhoca comum, que rastejava, comia e defecava terra e fugia dos corvos que tentavam devorá-lo. Enquanto Jim vivia sua vidinha de minhoca, bem longe dali - mais precisamente no espaço - um mercenário chamado Psy Crow foi cercado por um grupo de piratas espaciais enquanto transportava um ultra-high-tech-indestructible-super-space-cyber-suit criado pelo cientista Monkey-for-a-Head. Ele deveria entregar o super traje pra rainha Slug-for-a-Butt, pra que ela conquistasse o universo. Pra que mais seria, não é? Durante a perseguição o super traje acaba caindo na Terra... 
Nosso herói anelídeo estava fugindo de corvos e se deparou com o traje e resolveu entrar nele pra escapar, mas ele não sabia que ao entrar em contato com o traje, seu corpo seria "fundido" com o super traje, tornando-os um só, com habilidades incríveis e uma pistola automática poderosa. Porém, os mal-feitores vão caçar nosso herói até o fim do universo, pois eles desejam tomar posse do traje novamente. E como não poderia faltar, Jim descobre que a rainha malvada tem uma irmã gêmea chamada What's-her-Name que também está na mira dos vilões... Jim então tem que manter o super traje longe de mãos erradas e ainda salvar a princesa, afinal, é um jogo dos anos 90, tem que ter uma donzela em perigo. O incrível dos anos 90 era exatamente isso: as histórias eram non senses, mas ninguém se importava, pois não precisa ter sentido, precisava ser divertido. Uma pena que o jogo não mostra a história do jogo; você já começa com o super traje combatendo os inimigos sem saber o por quê. 

Os gráficos do jogo são excelentes. Os cenários são muito bem feitos e animados, e não é só no cenário por onde você percorre. O fundo também é animado e muito bem feito, cheio de detalhes! Os sprites também são muito bem feitos, principalmente do Jim, que é muito bem animado. As caretas e coisas que ele faz são engraçadas, confiram algumas delas abaixo...





Mas como eu disse, não é somente Jim, todas as animações dos personagens que estão muito boas. Uma coisa curiosa é que na versão de Mega Drive, a tela parece ser mais ampla, o que torna a visão da fase maior e melhor. Já no Super Nintendo a câmera é mais fechada no personagem o que diminui a visão, mas deixa o sprite do personagem maior na tela. De certo modo, eu gostei mais da versão do Mega Drive por ter uma visão mais ampla do cenário.
Uma coisa a se levar em consideração é que as fases não tem conexão nenhuma uma com a outra. Num primeiro momento você está num ferro velho, logo em seguida no inferno, depois embaixo do mar e logo em seguida saltando de bungee jump e por aí vai... Todas sempre intercaladas por corridas espaciais contra Psy Crow.   

As músicas seguem o padrão cômico do jogo e são muito legais, sempre ajudando a manter o espírito engraçado e bizarro do jogo. Assim como as músicas, os efeitos sonoros também são escrachos; destacando sempre Jim, com sua voz esquisita e engraçada. O chip de som do Mega Drive é um pouco pior que o do SNES e alguns sons são meio chiados, como é de praxe no console; por isso, nesse quesito o Super Nintendo leva vantagem. 

A jogabilidade tem seus altos e baixos. Controlar Jim é bem simples e você aprende tudo logo na primeira fase, que serve pra que você conheça todas as habilidades do personagem. Jim pode atirar em oito direções diferentes e escalar plataformas. Ele também pode girar sua cabeça por alguns segundos como se fosse um helicóptero... Até aqui é tudo tranquilo. O problema começa com uma de suas habilidades, que é usar sua própria cabeça de minhoca pra se pendurar em ganchos espalhados pelas fases. Acertar o gancho é bem complicado e torna-se irritante facilmente. Quando só tem um gancho pra se balançar até que não é difícil, mas quando é preciso se pendurar em dois ou mais ganchos em sequência, a tarefa fica complicada. Outro defeito do jogo é que só há dois tipos de tiros pra sua arma. Ou ela é uma espécia de metralhadora ou uma pistola com um tiro super potente; e além da baixa variedade de armamento você não pode alternar entre eles. Quando você pegar o tiro mais forte, terá que gastá-lo em qualquer inimigo que encontrar pela frente, não podendo ser poupado pra uma hora mais crítica. Tem botões sobrando no controle, poderiam ter colocado um botão pra alternar entre as armas.

O ponto alto do jogo sem dúvidas é seu humor, com piadas e besteiras em tudo. A começar pelo nome dos personagens já citados no começo dessa análise, assim também como o nome das fases e os inimigos que você encontra nelas. Corvos, cães raivosos, advogados (é sério, só que não),  gatos marombados, gosmas que saltam de bungee jump, vacas que devem ser lançadas pro espaço e tudo de mais bizarro que se possa imaginar. 
Earthworm Jim apresenta o característico sistema que é visto em jogos do gênero de plataforma, mas também há diversificação pelas fases... Como já citado, entre as fases sempre tem uma corrida contra Psy Crow; há também uma parte da terceira fase onde você deve controlar uma espécie de submarino pra progredir - e é uma parte chata pra caralho, pois controlar o submarino é terrível. Há também a luta contra a gosma em pleno salto de bungee jump e muito mais, tudo pra não ficar apenas na parte de plataforma.

Earthworm Jim é um jogo bem difícil, sem um sistema de saves ou passwords, terminar o jogo é tarefa pra poucos. Isso porque o jogo é complicado, se tornando o famoso caso da tentativa e erro. Você vai morrer bastante, e certamente vai ter que jogar as primeiras fases mais vezes do que imagina. O fato do jogo ser divertido e cômico faz com que você sempre tente novamente, mas é claro que chega uma hora que você se cansa da tamanha dificuldade proposta pelo jogo.
Nos anos seguintes o jogo foi portado pra Game Boy, GBA, Game Gear e PC.



NOTA FINAL: 7,5
EARTHWORM JIM É ENGRAÇADO E DIVERTIDO; MAS APRESENTA UMA DIFICULDADE ELEVADA E QUE TE FARÁ PASSAR MUITO NERVOSO. NADA COMPARADO AO TENTAR SE BALANÇAR NOS GANCHOS USANDO SUA PRÓPRIA CABEÇA, HAJA PACIÊNCIA. POR ISSO, SÓ LHES DIGO UMA COISA: GROOOOOVYYYY!
Plataforma: ,


12 comments:

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

pô, só 7,5?? no minimo merecia um 9,0. Earthworm Jim é um game marcante pelas fases birutas no game. cada fase dava gargalhada, nenhum game de plataforma fez isso em mim. um grande game sem duvidas

parafraseando Jim Minhoca: BACANA!!

Unknown disse...

Esse jogo foi portado até pra xbox 360 via XBLA

Angelo disse...

Gostaria de ver um jogo mais atual do Earthworm Jim. Ele merece.

Denderotto disse...

kkk joguei muito esse jogo, é bem engraçado XD

Vinicius disse...

Ta aí um jogo que eu não conhecia, pela análise ele deve ser ótimo, quando tiver tempo vou tenar zera-lo.

Unknown disse...

Também foi feito um port do game para celular, conheci o game pela versão mobile, só fui jogar a de snes e gb mais tarde.

Renanbianchi disse...

O maior defeito desse Earthworm Jim é a câmera, se você vira de um lado pro outro, ela vira junto e acaba atrapalhando em algumas ocasiões. No mais é um bom jogo, pena nunca ter conseguido termina-lo

Elinian disse...

Adoro visitar o site de vocês. Vocês trazem o conteúdo cheio de brincadeiras, pontos de vista diferentes e opiniões sensatas.
Deixe-me dizer, como gosto tanto do site de vocês, estive pensando em uma proposta. Bem, na verdade um acordo. Que tal se eu fazer videos de seu reviews, lendas, top's, etc.?
Por favor me responda. - Elinian321

Anônimo disse...

ME LEMBRO QNDO TRABALHAVA NUMA LOCADORA E VERMINAVA NESSE GAME!

Unknown disse...

atualizar o blog é bom de vez em quando u.u

Erika disse...

Eu amava este jogo. Gostaria de saber se tem para baixar no computador

Edgar Carreiro Jr disse...

Um dos Jogos mais dificeis do Mega... Chegar ao Boss final era impossivel sem os Saves...

Postar um comentário