E lá vamos nós de novo...

sábado, 6 de novembro de 2010 Postado por P.A.

Vocês certamente se lembram do post que fiz criticando a Editora Europa e a Old!Gamer por suas inúmeras falhas. Bem, pra minha surpresa Humberto Martinez (editor da revista) passou por aqui e comentou sobre o caso e ainda deixou um e-mail pra contato...

Achei que fosse fake! Mas pra minha surpresa não era e ele respondeu!
Como esse é um blog ético, do mesmo modo que eu dei minha opinião sobre a revista, dou agora o espaço pra resposta/defesa do próprio Humberto.

Eu enviei um e-mail com três perguntas simples sobre os principais problemas da revista:
- É uma questão mercadológica da parte da Editora Europa distribuir a revista apenas pra SP e RJ? Será que com uma melhor distribuição da revista, não obteriam mais vendas? Pois já vi muita gente deixar de comprar devido ao alto frete que tem de ser pago pra comprar pelo site.

- Qual o motivo de tantos atrasos? Por que a revista nunca cumpre o prazo estipulado de ser bimestral? Sendo que com isso, ela acaba ficando sem um prazo definido e os leitores à ver navios... Algumas vezes demora três meses, outras cinco e por aí vai...

- A Old!Gamer acaba se tornando uma revista "secundária" pra Editora Europa e por isso recebe menos atenção que as outras? Tratar de jogos velhos não é visto com bons olhos pela Editora?

Dito isso, Humberto Martinez respondeu da seguinte forma:

"Bom dia, Paulo
Fique à vontade para entrar em contato sempre que julgar necessário.

As suas três questões levam a mesma resposta. A OLD!Gamer ainda não é uma revista da linha principal da Editora Europa, como a D&T PlayStation, NGamer Brasil, Edge e Revista Oficial do Xbox; todas estas são mensais e distribuidas em todo território nacional. Não é que a Editora Europa não veja o mercado retrô com bons olhos, o caso é que a equipe para a OLD!Gamer ainda não está formada e ainda estamos nos organizando para assumir um compromisso desse nível. A ideia é de que a OLD! torne-se mensal, distribuida nacionalmente e com plano de assinaturas; mas, por enquanto, ela será uma revista especial, com distribuição setorizada. O que esperamos do nosso leitor é um pouco de paciência até que as mudanças aconteçam (e sinto que o público já é bastante paciente) e que perceba que, apesar de a OLD! ainda não ser uma revista da nossa linha principal de produtos, ela é produzida com carinho e dedicação imensos.

Espero ter ajudado e fico a sua disposição e dos leitores do seu blog."


Bom, ao que tudo indica e pela resposta do Humberto, ainda vai levar certo tempo pra que a Old!Gamer seja tratada como as outras revistas! Pra chegar à todos os estados e se tornar mensal ainda vai demorar um bocado, até porque nem formaram a equipe.
E o público da Old!Gamer é paciente sim Humberto, mas já somos mais velhos, e velhos são mais rabugentos... Por isso, a paciência acaba mais rápido! Ainda mais com tantos problemas assim!


De qualquer forma, falarei a mesma coisa que falei no e-mail pra você...
Como fã de jogos antigos, espero realmente que vocês consigam se acertar o mais breve possível pra que possamos ter no mercado uma revista de boa qualidade voltada aos clássicos.
Por enquanto, vamos aos trancos e barrancos mesmo, já que não tem outro jeito...

Depois de tudo esclarecido, agora só nos resta esperar pelos resultados, porque apenas explicações não bastam! Agora ficamos no aguardo pra que tudo se resolva e possamos finalmente assinar a Old!Gamer sabendo que ela chegará todo mês (sem atrasos) em nossas casas, como planejado...

See ya!


9 comments:

Tristan.ccm disse...

Faltando gente na equipe? PQP, com tanto blogueiro cuidando do assunto, porquê não chamam a gente? Afinal, que eu lembre o Gagá já fez uma matéria pra revista, se eles quiserem que eu ajude escrevendo algo, tô aqui! Pagando bem que mal tem, né? rsrsrsrs


E creio que outros blogueiros, como o Sabat, o 9-Volt ou mesmo nós, membros do MDG, poderíamos ajudar. É só o Humberto pedir.

Denderotto disse...

O Blog tá bem famoso, pro cara da revista vim aqui!

JPPaes disse...

Concordo com o Tristan. Existem vários (vários mesmo) blogueiros viciados em jogos antigos e que viveram gloriosas épocas, desde o Atari até o N64.

Mas, acima de tudo, os blogueiros devem ser responsáveis, pois se forem recrutados, têm que cumprir.

P.A. disse...

Acho que alguém deve ter avisado ele sobre o post Denderotto.

Mas também é foda sair recrutando qualquer um pra equipe... Num é porque tem gente que posta em blog que já vai sair chamando também. É coisa séria, tem que chamar pessoas comprometidas.

Não que os citados não sejam, mas é complicado...

Tristan.ccm disse...

P.A., não tô falando pra chamar qualquer um, tô falando pra chamar os que realmente estiverem dispostos a ajudar. Tipo, ele convida um e se o cara for bem, entra pro time, se fizer besteira tá fora. Se o cara for bem depois de algumas edições, entraria pra equipe.


E eu tô falando de chamar os caras de blogs sérios, que estão faz tempo na área, não um desses KKKgames da vida, que pegam o texto dos outros blogs e fazem Ctrl-C Ctrl-V. Aposto que eu, você, o GLStoque ou o Toper Breath teriam muito mais comprometimento com o projeto do que os jornalistas "de verdade" que até agora trabalham na revista, tratando-a como projeto paralelo. Afinal, nós GOSTAMOS de falar de retrogames, não fazemos isso por grana, senão nossos blogs estariam cheios de banners publicitários, que nem muitos que eu vejo por aí. Quer comprometimento maior que fazer algo por prazer?

Magical Point disse...

A galera esqueceu que existe a Game Senior, que faz um trabalho digno de impressão. Poderia chamar este pessoal, que fazem matérias ótimas e de muito bom gosto, e ainda gratuito. Muitos textos do Andre Nesman, Old, Mano Beto e a galera da Game Senior são ótimos.

Marcos Murad disse...

Esse negócio de revista especial, sem periodicidade definida e bla bla é bobagem.

Nenhuma editora vai fechar contratos com gráficas para mandar revistas quando der. Antes diziam que era por que a revista era feita "nas horas vagas" agora essa história de "revista especial".

Isso serve apenas para manter a atenção do publico, que fica mais tempo procurando pela revista, já que teoricamente ela não tem data certa para ser lançada, e o consumidor tem de ficar buscando notícias sempre, pois pode ser lançada "a qualquer momento".

Desnecessário dizer o quanto isso é desrespeitoso, mas aqui é Brasil, em países onde o consumidor é mais atento e exigente isso não acontece. Até pretendia criticar isso no meu blog, mas não seria de todo ético já que comprei as três primeiras edições e pretendo comprar a quarta.

A verdade é que a revista é semestral. Dois anos no mercado e tivemos quatro edições. É facil constatar isso, basta entrar em contato com a grafica que trabalha com a editora Europa.

Anônimo disse...

Se revistas da "linha principal" como a EDGE e a NGamer foram pro saco, o que será da OLD! agora hein? Segue o link da notícia:
http://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/2010/11/08/ult530u8601.jhtm

P.A. disse...

É, vi essa notícia também...
Tenso!


Mas quem sabe a Old!Gamer não fique na linha principal agora que cancelaram essas duas. Ou então vai pro saco junto! =/

Só o tempo nos dirá...

Postar um comentário