Top 20 - Os melhores jogos do Nintendinho 8-bits

terça-feira, 16 de junho de 2009 Postado por P.A.

No meu último Top, eu falei sobre os melhores jogos do Super Nintendo! Agora chegou a hora de falar sobre os melhores jogos do NES, o console que tirou toda a indústria de videogames do buraco depois do crash de 1984!
Como sempre acontece em tops, serei injusto demais com alguns jogos... É natural! Questão de gosto.
Escolhi muitos jogos que marcaram minha infância e que pra muitos nem sequer deveriam aparecer num Top 50, por isso muitos irão odiar a menção deles aqui, mas faz parte!


20º lugar – Excitebike












Excitebike foi um jogo lançado no início da vida do NES. Nele a gente disputava corridas de MotoCross e ainda poderíamos escolher no modo Time Trial onde deveríamos chegar num determinado tempo pra se classificar ou num modo onde correríamos contra outros adversários!
O mais bacana é que a moto tinha nitro... Mas num pode usar o tempo todo senão o motor esquenta! O bacana também eram os tombos que a gente tomava ao rampar...
Mais foda que isso, só saber que a gente pode criar nossas próprias pistas!


19º lugar - River City Ransom












Eu já disse inúmeras vezes que gosto de beat’em ups, e River City Ransom é mais um do gênero! E novamente devemos salvar nossa namorada... Ó céus! Eu sinceramente não entendo as gangues de jogos de antigamente...
Os caras tinham inúmeros capangas, eram dominantes no pedaço e ao invés de causar o caos, eles resolviam sequestrar umas garotas que geralmente namoravam rapazes bons de briga. Se eu fosse da máfia, abriria meu próprio bordel e seria feliz, não sairia por aí seqüestrando as garotas dos outros! Ou talvez sairia, mas enfim...
River City Ransom tem toques de RPG e o fato de você pegar dinheiro e entrar nas diversas lojas durante o jogo pra comprar coisas que podem melhorar seu personagem, fazem deste, um jogo muito interessante!
Infelizmente acho que esse jogo é muito injustiçado... Se você nunca jogou, confira. Eu garanto que vai valer a pena!


18º lugar – Lunar Ball












Vou te dizer, eu nunca fui muito fã de bilhar. Acho que é porque nunca fui muito bom! Prefiro jogar truco... Mas eu sempre jogo bilhar, pra ver se um dia fico craque! O fato é que no videogame eu era foda!
Eu tinha uma fita com inúmeros jogos na época em que tinha meu Turbo Game, e um deles era Lunar Ball. Eu adorava jogar isso... Eu, meu irmão e meu pai!
Caraca, ter um pai que joga videogame é bem legal. Infelizmente ele só jogou até a época do Super Mario World.
E esse pode ser um jogo muito questionado pra se entrar numa lista Top, e eu não tiro a razão dos que questionarem tal fato... Mas esse jogo tem um ar especial pra mim! Me remete demais aos bons tempos da minha infância e eu estaria sendo muito injusto em deixá-lo de fora!


17º lugar – Wacky Race












Conhecido no Brasil como Corrida Maluca, eu nunca fui fã desse desenho! Eu até que gostava das corridas, mas quando era aquele de pegar o pombo eu não gostava...
Mas o fato é que quando joguei esse jogo eu gostei muito! Esse era um cartucho de um amigo do meu irmão, mas como eu gostei muito, eu peguei pra mim!
É eu sei, mas não foi intencional... Eu juro!
O cara emprestou e nunca mais se lembrou de pegar... Eu também não fiz questão de devolver!
Esse é um joguinho de plataforma, bem simples, mas muito bacana! E apesar do nome, não tem nada de corrida, apenas os chefes que são os corredores! Assim como Lunar Ball citado anteriormente é mais um joguinho que me dá muitas saudades da minha infância...


16º lugar - Battle City












E cá está outro joguinho que veio na fita com inúmeros jogos que eu possuía! Em Battle City você controlava um tanque de guerra e tinha que proteger uma estátua de uma águia... Detalhe que você tinha que proteger de outros inúmeros tanques que vinham ao ataque pra tentar derrubá-la!
A causa, motivo, razão ou circunstância deles derrubarem uma estátua eu não sei!
Só sei que nada sei...
E puxa vida, é um jogo tão simples e que me garantiu horas de diversão em minha infância.
Tem que entrar no meu Top...


15º lugar – Gyrodine












Quando a gente é criança, jogamos diversos jogos sem sequer se apegar a detalhes como se os efeitos sonoros são bons, se os gráficos são ultra fodas ou até de querer saber o nome do jogo!
Foi isso que aconteceu com Gyrodine e eu... Uma história triste, mas com final feliz!
Eu jogava esse joguinho e nunca fiz questão de decorar o nome... Então vendi essa fita pro meu vizinho. Faz uns 3 anos eu queria saber o nome desse bendito jogo, e não conseguia achar. Só fui descobrir por meio de um cara na comunidade do NES... Amém!
Em Gyrodine, nós controlamos um helicóptero e saímos mundo a fora fuzilando tudo e todos! Aviões, tanques, helicópteros, carros de civis, sereias...
Porra é sério! Tem uma sereia gostosinha que aparece logo no início do jogo!
Acho que ela tenta hipnotizar o piloto com sua canção, mas o piloto não cai nessa e fuzila ela!
Das duas uma: ou o piloto é gay ou surdo! Ou talvez os dois ao mesmo tempo!
...
Damn, nós somos o piloto!


14º lugar - 1942












Esse foi o meu primeiro jogo (junto com Super Mario Bros)... Nem lembro qual joguei primeiro, só lembro que foram os dois que ganhei primeiro, junto com o meu amado Turbo Game! Só fui terminá-lo no emulador com Save State, já que não tive saco pra jogar sem parar quando criança. E nem agora! Afinal, ficar jogando 32 fases praticamente iguais sem parar é foda...
Mas 1942 é um ótimo game da Capcom, apesar de ser repetitivo. Só que se pararmos pra analisar, inúmeros jogos antigamente eram repetitivos. Vejam a série Mega Man lançada pro NES! São todos iguais.
E nem por isso deixaram de fazer sucesso!


13º lugar - Road Fighter












Road Fighter é um jogo bem simples, onde controlamos um carro vermelho que chega à marca dos 400 km/h. Só isso já seria o suficiente pra fazê-lo entrar nessa lista!
Além disso, esse jogo requer grande concentração e agilidade do jogador, já que tudo pode te ferrar! Os carros, caminhões, manchas de óleo, poças de água e se bobiar, até uma mosca que tromba no pára-brisa!
Você tem a missão de chegar ao final da pista antes que seu tempo ou combustível acabem!
Pra isso, tem que pegar os carros especiais que te dão combustível extra e ainda desviar de tudo no caminho...
É, eu sei... Sem pé, nem cabeça! E super simples... Mas eu adoro!
Às vezes, coisas simples funcionam tão bem.


12º lugar - Little Nemo: Dream Master












Little Nemo me traz uma sensação de nostalgia muito incrível, pois eu sempre ia na locadora nos finais de semana e alugava esse game! Ahh as locadoras... Bons tempos que não voltam mais.
No jogo nós controlamos um garotinho viadinho que joga doces nos outros e não queria chegar perto de meninas... Oras, mas que coisa! E eu curto esse jogo.
Ahrrg... Cof Cof!
O mais bacana do jogo, é que podemos nos transformar em animais durante as fases! Bastar dar doces à eles. Acho que essa foi a grande sacada do jogo!


11º lugar - Batman












Eu já disse aqui uma vez que acho o Batman o herói mais foda! Oras, ele vai na raça, sem poderes... E a roupa dele nunca rasga, enquanto a do Superman, vive rasgando. O que só prova que Superman é um merda!
Mas o fato é que muitos consideram o "Batman Return of the Joker" o melhor jogo do morcegão pro NES! Eu discordo, já que não podemos usar nossos punhos no jogo, a gente sempre anda atirando. E eu acho isso muito estranho!
Mas no primeiro nós temos opção de usar os punhos e as bat-bugigangas!
E isso faz ele entrar na lista!


10º lugar - Super C












Conhecido também como Super Contra. O primeiro jogo tinha feito sucesso fora do comum, num jogo com muita ação, ótimos controles e boa trilha sonora!
E Super Contra conseguiu ser tudo que o jogo anterior foi e mais um pouco! Novamente, mais um jogo cheio de ação e com dificuldade tão elevada que faria com que jogássemos controles em direção a tela da TV em sinal de ira por diversas vezes!


9º lugar – Mega Man 2












Como citei anteriormente, os jogos de Mega Man são praticamente idênticos! E mesmo assim são legais.
Eu não tenho uma preferência significativa por algum dos lançados pro NES, mas resolvi colocar o 2, pois foi o que mais joguei ao lado do primeiro! Depois disso, perdi o tesão em jogar os demais por muito tempo!
Esse jogo trouxe algumas novidades interessantes pra série... Como por exemplo, os passwords, os tanques de energia e alguns poderes que ajudavam o robozinho azul a passar de fase! Algumas novidades que seriam regra pros próximos jogos e que facilitavam a vida dos jogadores! Ainda bem né...


8º lugar - Ninja Gaiden 2












Novamente fiquei em dúvida dentre qual jogo colocaria... Os três jogos são fantásticos! Mas resolvi colocar o segundo, pois aqui no Brasil, foi o primeiro jogo da série a ficar conhecido de verdade! Depois que jogaram esse, inúmeros gamers foram atrás do primeiro game da série.
Além disso, a jogabilidade foi um fator importante pra minha escolha... Afinal, diferente do primeiro, nesse Ryu pode não apenas ficar grudado nas paredes, mas sim, escalá-las! Isso ajuda e muito, pode acreditar!


7º lugar - Castlevania 3












Castlevania foi uma série meio inconstante no NES! O primeiro jogo foi bom e causou uma boa impressão... E isso gerou uma sequência, que era uma grande porcaria, convenhamos.
Mas o terceiro era muito foda e compensava o segundo!
A novidade aqui é a utilização de outros personagens além de Belmont, como Sypha, Grant e Alucard!
A jogabilidade ainda me desagrada, pela movimentação demorada de Trevor e seus pulos! Mas, é sem dúvida o melhor dos três jogos da série lançados pro Nintendinho.


6º lugar – Mike Tyson’s Punch Out












Boxe nunca foi, nem será o meu esporte favorito. E os jogos de boxe tão pouco... Mas eu tenho que admitir que Mike Tyson’s Punch Out superou todas as expectativas!
No jogo, entramos na pele de Little Mac, um cara com físico de grilo e que quer se tornar o campeão de boxe, mesmo que pra isso tenha que vencer lutas com caras duas vezes maiores que ele; isso inclui o próprio Mike Tyson!
A jogabilidade impressiona, pelo dinamismo de golpes do lutador, com socos altos e baixos, na direita ou na esquerda e ainda podendo esquivar!
Sem falar que Mario ganhou um trampo de juiz aqui...
O chato é que ele num saiu na foto acima, que eu tirei!


5º lugar - Battletoads












E mais um Beat’em Up na minha lista! É muito legal sair socando todo mundo... Sensação incrível!
Mas sair socando todo mundo com sapos bombados é mais legal ainda!
Eu disse no meu review desse jogo o quão legal é ver a mão/pé deles ficam maiores pra golpear os inimigos!
E esse é mais um jogo muito difícil de zerar... E jogar com um amigo, ao invés de facilitar sua vida, pode piorar! Já que se o seu parceiro errar, você se ferra também!


4º lugar - Double Dragon 2: The Revenge












Novamente em dúvida sobre qual jogo da série iria colocar...
O primeiro ou o segundo?
O segundo! Por quê? Porque eu quis...
Na verdade, a escolha do segundo foi pelo fato de que agora, diferente do primeiro, nós podemos jogar no modo cooperativo e não seríamos mais Billy no player 1 e Billy no player 2!
Agora sim, temos Jimmy e Billy Lee chutando trazeiros lado a lado, nas trincheiras da macheza! Tudo pra vingar a morte da vadia da Marian!
Tsc, tem mulheres que não valem a pena... Marian é uma delas! Peach é outra...


3º lugar - Tartarugas Ninjas 2: The Arcade Game












E esse é o quarto beat’em up dessa lista... Alguém ainda duvida do meu gosto pelo gênero?
Só perde pra jogos de tiro em primeira pessoa!
Esse foi o segundo game das tartarugas lançadas pro NES! O primeiro e o terceiro são bacanas, mas esse é fantástico!
Sua versão pro NES ficou muito boa, se comparada ao original, lançado pros arcades! Obviamente, o NES tinha menos “poder” que os fliperamas, mas puxa vida, ficou muito boa a conversão.
E pra compensar alguns detalhes, foram adicionadas fases extras!



2º lugar - The Legend of Zelda












Legendo f Zelda foi sem dúvidas um jogo revolucionário pra sua época! Por motivos diversos...
Numa época onde os jogos poderiam ser terminados em questão de algumas horas, por possuírem poucas fases, Zelda trazia a novidade de poder salvar o game pra continuar mais tarde, já que era um jogo grande pra ser terminado em apenas um dia!
Fora o fato de possuir um vasto universo que poderia ser explorado pelo jogador e que nós podemos entrar no dungeon que bem entendermos sem seguir uma ordem...
Não esquecendo também de citar, que o cartucho foi lançado em dourado pra chamar mais atenção...
Ter um cartucho dourado já torna esse jogo foda demais da conta!


1º lugar - Super Mario Bros. 3












É, esse Top foi meio que óbvio, afinal, Super Mario Bros 3 é primeiro colocado em 98% dos Tops de jogos do NES! E apesar de gostar de ser do contra, dessa vez não teve como...
Super Mario Bros 3 é disparado o jogo mais foda do Nintendinho!
Depois do segundo jogo sofrer mudanças, se comparado ao primeiro, a Nintendo resolveu voltar as origens e trouxe de volta a mesma jogabilidade e estilo de Super Mario Bros! E agora com inúmeras novidades!
Bowser enviou seus 7 filhos, que ele fez com a safada da Peach, pra tocar o terror no Reino Cogumelo e enquanto Mario e Luigui estavam ocupados acabando com eles, sequestrou ela de novo, pra fazer suas orgias com a loirinha!
O jogo ainda apresenta um mapa, por onde o jogador pode andar e alguns itens bem legais, como as “fantasias” diversas, que ajudarão os irmãos Mario a salvar a princesinha! A do guaxinim é disparada a que eu mais gostava de usar... Mas claro, os itens do primeiro jogo, como o cogumelo, a flor de fogo e a estrela estão presentes!


Menções Honrosas

Duck Hunt












Duck Hunt é um jogo muito repetitivo, mas que fez sucesso por usar a pistola do NES, o que deixava o jogo bem interessante!
O cachorro do jogo também ficou famoso... Pelos motivos errados é claro! Todo mundo odiava ele, mas o fato é que ninguém consegue esquecê-lo! O que prova que ser chato pode lhe garantir fama...


Bomberman












Bomberman é um jogo muito repetitivo também, mas me traz boas lembranças da minha infância, pois jogava com meu pai!
E jogávamos por horas!
Pena o jogo ser muito igual e enjoativo... Mas como dizem por aí, tudo tem que começar de algum lugar! Então fica aqui uma menção honrosa pro homem-bomba que começou razoavelmente bem!


Last Ninja












Eis aqui mais um joguinho que eu adorava alugar...
Lembro-me que curtia muito esse jogo, só pelo fato de que o ninja comia um sanduíche e depois ia no banheiro pra soltar aquele barro e com isso, pegava uma chave!
Ou algo assim, às vezes a nossa memória nos prega algumas peças e distorce os fatos!
Mas é bem verdade que não consegui mais comprovar isso, já que não consigo progredir muito nesse jogo depois que peguei pra jogar no emulador! A jogabilidade é meio ruim e agora nem entendo porque eu gostava disso... Mas fica a citação!



E esse foi meu Top 20 (o terceiro que eu faço... 3 tops, 3 com 20) sobre os melhores jogos do Nintendinho 8-bits! Assim como no do Super Nintendo, não estão presente Final Fantasy ou Metroid, e a causa, motivo razão ou circunstância disso, eu já citei no meu Top do SNES!

See ya!
Plataforma:


Comente com o Facebook: