Need for Speed (PC / PSX)

domingo, 3 de maio de 2009 Postado por Tristan.ccm


Gênero:
Corrida


Fabricante: Eletronic Arts / Road and Track


Lançamento: 1995


Jogadores: 1 player






Sabe quando você se apaixona por uma pessoa depois de conhecê-la há tempos e descobre que antes de vocês ficarem juntos ela mudou algumas coisas nela só pra te agradar (tipo, ela parou de usar aquela camisa que você iria odiar ou passou a se interessar mais por futebol)? Foi exatamente nisso que pensei ao jogar o Need for Speed original

Eu fui apresentado à série com Porsche Unleashed, no PS1, e gostei um pouco, já que dava pra escolher entre simplesmente todos os carros da marca para correr, tinha até um modo onde você corria na época dos clássicos, inclusive com as músicas da época. Nossa relação, na época, foi mais uma amizade, pois eu não amei realmente aquele jogo. Porém, quando me reencontrei com NFS em Underground 1 e logo depois com Most Wanted, a amizade virou amor incondicional, pois o jogo me conquistou com a possibilidade de derrapar à vontade nas curvas e com o equilíbrio entre os veículos (devidamente tunado, um simples Peugeot 206 encarava quase que de igual para igual um Nissan Skyline).

Eis que, após anos de romance com a série, eu descubro que essa minha namorada ouvia Aviões do Forró e usava sandália Croc antes de me conhecer! Sim, porque depois de jogar o primeiro jogo da série eu tenho a dizer que NFS estreou com o pé esquerdo. Em primeiro lugar, cada carro só está disponível numa única cor (num jogo do PSX isso é falta grave, pois se você pensar que Ridge Racer para N64 vinha em cartucho e tinha uma infinidade de cores para cada carro). Dirigir um Mazda RX-7 amarelo-mostarda nunca vai me agradar. Segundo: os carros tem uma diferença gritante de desempenho. Isso significa que se você jogar no modo Duel (o popular X1), basta pegar um carro melhor que o do adversário e correr pro abraço. Terceiro: a dirigibilidade foi pensada para ser realista, ou seja, se você não reduzir antes das curvas vai se arrebentar. OK, eu entendo, mas e se você for como eu, ou seja, adora andar de lado nas curvas, essa “física realista” é uma boa idéia, certo? ERRADO!! Qualquer tentativa de fazer um drift ou um punta-taco nesse jogo resultará em batida e capotagem, uma verdadeira frustração para os “pilotos de fuga”. Quarto: a “curva de aprendizagem” é horrorosa, os estreantes vão penar para chegar em terceiro, e a vitória só virá depois de muito, mas muito treino mesmo.

O mais interessante dessa história toda é que eu senti essa mesma frustração quando joguei Gran Turismo para PS2. Repare que eu falei lá atrás de “física realista” e “curva de aprendizado”, dois termos que a galera que torce o nariz para os retrogames adora. Pois bem, tanto em GT quanto no original NFS, houve tanta preocupação em retratar a realidade que a diversão foi deixada de lado. De que me adianta pilotar um carro que se comporta igualzinho no mundo real se ele não vai me deixar vencer a corrida? De que adianta a física ser realista se a CPU rouba tanto, já que seus adversários jamais cometem erros e são verdadeiros foguetes. Cadê a realidade agora? Nos games da série mais novos que citei, em certos momentos a realidade é ignorada em prol da diversão (como a barra de nitro que recarrega aos poucos em NFS Most Wanted). Se tivessem feito isso desde o início, não seria preciso mudar. Ainda bem que a série evoluiu, do contrário ou eu ainda estaria solteiro ou teria me casado com outra.



NOTA FINAL: 6,0
REALISMO DEMAIS, DIVERSÃO DE MENOS. A TEORIA DA EVOLUÇÃO FEZ UM BEM DANADO PARA ESSA SÉRIE, POIS O PRIMEIRO JOGO É UMA VERDADEIRA LÁSTIMA.
Plataforma: ,


19 comments:

Anônimo disse...

Cara, até concordo com você em alguns pontos, mas fico com a opinião de que o jogo foi marcante ao seu estilo. Não chega a ser um ridge racer, até porque foi sua primeira versão, mas a franquia até começou bem.
Uma galerinha de uma revista especializada foi contratada para passar os dados técnicos para trabalhar a física do jogo, os roncos dos motores e freadas foram capturados dos carros reais e você podia brincar de bate-bate pra se divertir e ver os carros voando bonita, coisa que a gente não tem muito nos jogos de hoje em dia.
Muitas coisas são falhas, com certeza, mas o jogo é bem interessante e as fotos dos carros que aparecem em um loading e outro melhores ainda.

Daria um 8 pelo menos :)

DEVIL disse...

VC TA BRINCANDO!!!!!!

UM SITE TÃO CAPRICHADINHO, COM AVALIAÇÃO LEGAL E NÃO COLOCA OS JOGOS CITADOS PRA DOWNLOAD????????????!

DESCULPA, MAS NÃO TEM FUTURO!!!!!!

Tristan.ccm disse...

Devil, a gente até fazia isso antes, mas as "otoridades" chiaram e tivemos de parar.

P.A. disse...

Devil, basta olhar aqui:
http://museumdosgames.blogspot.com/2009/03/downloads-de-jogos.html

E tb, a gente faz as análises, caso goste do jogo, basta ir no Google e procurar que irá achar pra download!
A maioria dos sites/blogs como o nosso também faz análises e não põe download de jogo!

---------------------------------
Quanto ao review, eu concordo com a nota! Eu tb num curti mto esse primeiro jogo...

Eu sou um cara que curte realismo, mas concordo com algumas coisas não podem ser tão realista, pois senão acaba prejudicando!

Mas é como dizem: Toda grande série tem que começar de algum lugar...

Anônimo disse...

Po, se tá querendo download vai no Mininova meu, ou então faz uma visita àquele nosso amigo, o Amigoogle :)

Rodrigo Borges disse...

Fala sério.
Achei um dos melhores Need For Speed.
Visão de dentro dos carros, coisa que não se viu na geração passada quase, perseguição policial ( ausente nos underground ) e os "melhores momentos" no replay.

Era coisa de louco na época. Cada batida animal, o carro voando, me agradou muito mais que os undergrounds.

Mas gosto é que nem braço, tem gente que não têm... hehehe

Abraços

Tristan.ccm disse...

Rodrigo, os policiais só aparecem no Need for Speed Special Edition, no primeiro não tinha nada disso. Além disso, a visão de dentro do carro (não só nele, como em qualquer outro) mais atrapalha que ajuda, pois você não tem visão de quem tá atrás de você. Eu sempre preferi a aérea, pra ver melhor as curvas

Rodrigo Borges disse...

Valeu Tristan, é que na verdade tinha a versão para o 3DO, pensei que fosse igual. E na do 3DO tem a perseguição.

Com relação à visão é questão de gosto mesmo, acho que interna dá uma maior sensação de velocidade, e dá para controlar melhor o carro, visão aérea sempre acho que o carro fica saindo muito de fundo. Não só nele, mas em muitos jogos!

Abraço!

Jose LopeS disse...

Esse é meio chatinho mesmo, ta certo q foi um marco

Unknown disse...

cara, não falem mau do primeiro simulador descente que joguei nessa época! o único para o pirralho que eu era que não era impossível de ganhar, é só treinar um pouquinho!! auehauaeuahuhae

esse jogo foi um dos que marcaram meu vício por jogos de corrida, até então só jogava mario kart! aueueuaeuhae

Diego disse...

Como vários disseram antes, questão de gosto. Eu gostava de carros antes de jogar esse jogo, e por isso ele era uma maravilha. Era o unico jogo que tentava reproduzir com a maior precisão possível carros reais.

Ele era um simulador de carros, e eles fizeram o melhor que dava na época. Coisa parecida, só no Porsche Unleashed, que tb era ótimo (pena que não roda direito nos Windows mais recentes).

Marcio Duarte disse...

Gostei muito do seu blog, até ler seu review de NFS 1.
O jogo foi um divisor de águas na história dos games de corrida, com gráficos ótimos, busca de realidade e dificuldade no ponto.
Ai eu leio seu review e vejo vc criticando GT por causa da realidade. Ora amigo, existem jogos e jogos né?
Se você acha que não é divertido um jogo com características reais é porque você não deve dirigir carros de verdade, ou então só anda com o celtinha da mamãe.
Aposto que odeia jogos de F1 tambem, ja que não da pra sair driftando com um F1.
OBS: Eu adoro Underground 1, mas NFS 1 é um clássico.

Anônimo disse...

primeiro, parem de chamar de "Need for Speed 1", o nome do jogo era "The Need for Speed".
segundo, quem ousaria dizer que o jogo é ruim e depois dizer que as versões caça-níquel (aka, os Underground) é bem melhor? Naquela época haviam inovações, ao menos.

Anônimo disse...

Desculpa gente, mas ta meio falha essa análise, parece coisa feita por quem começou a jogar ontem.
Tudo bem que The Need For Speed ta longe de ser perfeito, mas por um clássico no lixo já é de mais.
O game não era apenas para um player, ele oferece também um modo multiplayer, só não me recordo se dava suporte para rede ou só Direct-Link mesmo.
Bons tempos aqueles, mano a mano com meu velho.
E sim, havia policias no game, fugir da policia era emocionante até.
Gosto é gosto, mas pra mim, NFS morreu logo no segundo da série. O pouco que o jogo tinha de emocionante e próximo da realidade foi descartado, a meu ver a EA preferiu abraçar a fatia retardada do mercado, com games onde a única dificuldade é suportar o calo que se forma no dedo que acelera.
Um jogador que gosta de jogos de rotação, não curte barras de nitro que aumentam com o tempo nem arrancar postes nas batidas, sem ao menos perder velocidade.
NFS foi fantástico pra sua época e infelizmente seus sucessores se tornaram algo meio que inclassificável.
Quem nunca jogou, deve experimentar usando um emulador de DOS. Talvez assim o público mais novo descubra o quanto os jogos de corridas de hoje poderiam ser melhores e não são.

Anônimo disse...

NFS foi foda, não é tão difícil assim de vencer. Os carros tinham sua diferença de performance, mas era bem realista, se quisesse encarar o Lambo Diablo sem ser com o mesmo, pegasse a 512 TR.
Ah, drift era moleza pra fazer, mas não é uma técnica pra se abusar como nos NFS novos.
E outra, a nível de comparação, só se pode utilizar o NFS II e III, o resto foi perdendo a identidade e não dá nem pra comparar.

Sua namorada ouve black, mas ouvia ROCK, e não forró.

Dj Edcarlos disse...

Olhar amigo não colocar o burro na frente da carroça por que
esse jogo foi lançado em 1994 mão em 2005 ou 2010 Rsrsrsrs
esse jogo era dos mas real de 94 por que sor tinha Top Gear,
rad racer, Lamborghini American Challenge em 1994 o lansou o
jogo Top Gear 3000 da nirtendo era bom mais o PlayStation (PS1,PSone ou PSX) é um console de video game fabricado pela empresa Sony, lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão e em 9 de setembro de 1995 nos Estados Unidos. Desde o seu lançamento até 2006 (quando sua produção fora extinta), o PlayStation vendeu mais de 100 milhões de unidades idão em 2002 o need for speed passor para PS2 em 2009 passor para PS3 bom vc cologar o que vc pensou do jogo need for speed 1, mais primenro pesquisa andes cologar qualque coisa na net rsrsrsrsrss

Anônimo disse...

Nfs foi foda pra que jogou na epoca, na minha opinião continua sendo otimo, chamar esse site de museu dos games é ridiculo já que quem faz a analise não sabe analisar a historia dos games, alias se o jogo é ruim não deve receber nota 6, se a escala é de 0 a 10, 5 é a media ruim deveria ser nota 2 ou 1.Aprende a avaliar.

Dremaster disse...

pelo menos ele não gosta de aviôes do forró e nem croc kkkkkkk

Welgy disse...

olha, falar mal do 1° need for speed, vc só pode ser uma bebezão de teta de 15 anos que não entende nada de jogos, o 1° nfs foi o melhor jogo da decada de 90, quem tinha um pc bom o suficiente pra rodar ele eram poucos, foi um jogo muito marcante na minha infancia, considero um dos melhores jogos ja feitos.

Postar um comentário