Toejam & Earl (Mega Drive)

segunda-feira, 23 de março de 2009 Postado por Tristan.ccm


Gênero:
Ação


Fabricante:
JVP / Sega Enterprises


Lançamento:
1991


Jogadores:
1 - 2 players cooperativo






Quem pensa que o funk nasceu para fazer a fama de mulheres-fruta e “emecís” sem cérebro está muito enganado. O gênero musical nasceu nos EUA, inspirado no ritmo trazido pelos escravos africanos. Pode-se dizer que o funk é o samba deles: cheio de gingado e atitude, conquistou multidões de fãs com nomes como James Brown, e inspirou muitos ritmos, como o soul e o rap. Esse estilo musical que se espalhou pelo mundo e foi totalmente deturpado nas favelas cariocas dá o tom desse clássico da era 16 bits.

Vindos diretamente do planeta Funkatron, os alienígenas Toejam e Earl estavam dando um rolê pelo nosso sistema solar quando Earl pediu para guiar a nave dos dois. O problema é que, como todo cara grandão e forte, o cara é lerdo das idéias, e depois de algumas barbeiragens trombou a nave com um asteróide. Os dois malucos e os dez cacos da nave caíram na Terra, e agora os dois funkeiros vão ter de explorar nosso planetinha azul para juntar as peças, remontar a nave e voltar pra casa.

Num jogo como esse, som é fundamental. As músicas são bem legalzinhas e grudam na cabeça dos fãs. Some isso aos efeitos sonoros dos personagens e temos um quesito perfeito. Mas da mesma forma que o funk não se resume aos “créus” da vida, esse jogo não se resume só às músicas. Os gráficos também foram caprichados, tanto os personagens quanto os inimigos são bem comédias, e muito bem desenhados. Enquanto procuram pelas peças da nave, Toejam e Earl devem desviar-se ou derrotar vários inimigos, cada um com uma habilidade (o diabinho te espeta e te tira o life, a dançarina de hula te hipnotiza por alguns segundos, etc.). A jogabilidade muda conforme seu personagem: Toejam é mais rápido, enquanto Earl é mais forte. Vários itens podem ser recolhidos pelo cenário, todos colocados dentro de pacotes de presente (cada forma de pacote tem um item diferente), basta abrir seu inventário, escolher o presente certo e correr pro abraço. Além dos presentes, seu personagem pode recolher dinheiro (usado para comprar pacotes, nas caixas de correio) e recuperar a barra de energia com alimentos que encontra. Um fator interessante é que alguns alimentos, como o queijo ou o brócolis, tiram energia, portanto cuidado com o que vai comer por aqui!

A exploração lembra a de muitos RPGs, onde você anda livremente pelo lugar. Para passar de fase, é preciso encontrar um elevador, que te leva um nível acima. No modo de dois jogadores, ambos precisam entrar no elevador para que ele funcione, mas dá pra explorar lugares diferentes, bastando para isso que um dos dois comédias se jogue da beirada da fase, caindo na anterior (nesse caso, o bom e velho recurso da tela dividida ao meio entra em ação). Os itens vão desde os muito úteis como os Super Hitops (aumentam a velocidade) até coisas inúteis como o BoomBox (aparelho de som que muda a música da fase).

Foi muito bom para mim ter conhecido esse jogo (devo fazer parte do 0,5% dos gamers que nada sabia dele), pois me surpreendeu: um enredo e uma jogabilidade simples, aliados a uma trilha sonora bem trabalhada, tornaram Toejam & Earl um grande game. Recomendado a todos os fãs do Mega Drive!



NOTA FINAL: 9,7
UM DOS CLÁSSICOS DO MEGA. OS ALIENS MAIS DESCOLADOS DO UNIVERSO COM CERTEZA FARÃO PARTE DA SUA LISTA DE MAIS JOGADOS.
Plataforma:


12 comments:

Anônimo disse...

Caaara! Eu postei o cd do OneUps só por causa da fantástica música de abertura! Eu adorava essa fita e ainda tem aquela parte onde você faz a sua música!

Eu nunca consegui acabar ele! E CORREÇÃO! Você não foi muito longe pois tem fases de areia, gelo ... e só ... Ok, ok ... repetitios!

Havia um macete que vc ia até uma ilha no canto do primeiro andar, lá tinha um buraco e quando vc caia , chegava num lugar cheio de gatas e uma banheira, onde vc podia recuperar suas energias e pegar uma vida extra!

Saudades desse jogo!

Rodrigo Borges disse...

Joguei muito esse jogo.
Eu tinha a fita otiginal.
Putz, até hoje jogo em emuladores de vez em quando.

Bons tempos em que a Sega fazia obras primas!

Mr. Goblin disse...

http://mr-goblin.blogspot.com/
Linka o Mr. Goblin \o/

Peter disse...

Tristan, o Boombox não é inútil, além dele mudar a música, os inimigos se destraem dançando, aí você pode passar tranquilamente; :D

Peter disse...

e se você usar os Rocket Skates, e apertar o botão correpondente ao "c", se não me engano, você toma domínio completo dos foguetes, e se torna uma coisa bem útil :D

Azrael_I disse...

Um esclarecimento quanto à questão musical: o Funk Carioca NÃO É FUNK, muito menos carioca! O "ritmo das favelas" é na verdade uma variação do Hip-Hop nascida em Miami, na Flórida. O verdadeiro Funk, como disse o Tristan, é uma variação da música Soul, que teve seus maiores expoentes nos anos 70. E pra não ficar só no James Brown, vamos citar o saudoso Tim Maia, grande intérprete brasileiro do Funk verdadeiro.

Pros que nem assim gostam de Funk, uma sugestão: procurem pelo Funky Metal. É o estilo do Red Hot Chilly Peppers.

Anônimo disse...

Rapaizz eu joguei de mais este jogo...

ja consegui terminar ele mas foi complicado de tanto q eu e meu amigo tentamos finalmente conseguiumos

era o melhor jogo de todos

rdtgreterr disse...

Eu joguei esse jogo quando era novo. Extremamente bizarro, mas é ótimo e uma jogabilidade muito criativa! Passava horas, eu e minha irmã (ela com o Toe Jam, eu com o Earl) tentando chegar ao final... Definitivamente um dos melhores jogos que já joguei.

Orakio "O Gagá" Rob disse...

Adoro esse jogo... foi um dos que eu mais curti nos tempos do Mega Drive.

Karin Lee disse...

Faltou comentar também a mordomia que imperava na fase 0 (zero)... era só voar uma parte e nadar o restante que você chegava a um paraíso.

[]'s Karin Lizandra

Rodrigo disse...

O Toejam e Earl 1 é bom mas o 2 é mestre na arte de chutar traseiros, os gráficos dão um pal e a parte da dança é impagável!

Fou Lu disse...

Um dos jogos que mais me divertiram até hoje!!!
Lembro que ele era bastante longo e não tinha essa mamata de save, então eu e meu irmão tínhamos que tirar um dia inteiro jogando pra poder zerar! E fizemos isso várias vezes!

Postar um comentário