Lendas dos Games(VII)

sábado, 21 de março de 2009 Postado por Azrael_I

Lenda 7 - Final Fantasy VI e Suas MUITAS Lendas


E vamos ressuscitar mais um tópico que fez sucesso por aqui! Tá, eu sei que este tópico é criação do Tristan, mas quando se fala de Final Fantasy, um dos meus jogos preferidos, eu tenho que tomar a palavra (seja como for, o Tristan já autorizou). Ao longo de todos os seus jogos, Final Fantasy foi uma das séries que mais inspirou lendas no mundo dos games (aliás, até estranhei não ver nenhuma aqui antes). Cada um dos jogos da franquia tem, pelo menos, quatro ou mais lendas! São tantas que fica até difícil escolher de qual falar, então vou dar uma geral nas lendas de um único jogo (pra vocês terem uma noção de quantas existem): o Final Fantasy VI, já que este foi resenhado aqui recentemente (por mim mesmo, aliás). Este jogo é um dos que mais gerou lendas, portanto só vou detalhar duas, uma verdadeira e uma falsa.





1ªLenda: Tiamat

Bem, como a maioria NÃO deve saber, Tiamat, o Dragão Cromático de muitas cabeças (aquele mesmo de Caverna do Dragão) é um chefe bem antigo de Final Fantasy. Ele (na verdade, elA! Tiamat é fêmea!) está presente nos jogos Final Fantasy I, II, VII, IX, XI, XII, Tatics e Tatics Advance, e costuma ser um dos últimos chefes e/ou mais difíceis. Por causa de sua fama (principalmente por causa do desenho Caverna do Dragão), na época em que surgiram os jogos de Final Fantasy para Snes, houve grande expectativa de que o dragão fosse um chefe em um dos jogos do console (FF IV, V e VI). Mas isto infelizmente nunca aconteceu (como, aliás, não aconteceu com muitos dos chefes dos Final Fantasy de Nes que os jogadores queriam). Mas é claro que, para os fãs, isto não seria um problema, e muitos juraram de pés juntos que ela havia sim sido lançada como um chefe secreto em Final Fantasy VI e que haviam conseguido destravá-la. Inventaram dezenas (centenas?) de métodos de como seria possível lutar com Tiamat, mas o mais conhecido é o seguinte:

- Vença metade dos dragões do jogo (são oito);
- Vá então para South Figaro e encontre Sir Richard (o cara de cabelo marrom na foto ao lado). Ele irá lhe falar sobre a antiga ordem dos Caçadores de Dragões e lhe desafia a encontrar e matar a rainha dos dragões, Tiamat;
- A seguir, vença os últimos dragões do jogo antes da última Dungeon;
- Volte para south Figaro e fale com Sir Richard de novo. Ele pede que você forme um grupo com apenas três personagens; após isto, ele irá lhe levar pelas árvores até o canto esquerdo superior de South Figaro e para fora da cidade;
- Então ele irá invocar Tiamat, a qual você deverá enfrentar com apenas três personagens. Boa sorte!

A verdade:

Falso! Completamente falso! Como eu disse, Tiamat NÃO EXISTE em nenhum dos jogos de Final Fantasy para Snes, apenas em 2 para Nes! A vontade dos fãs superou a lógica, fazendo muitos, durante muitos anos, destrincharem horas e horas diante da tela, matando tudo que é dragão, evoluindo os personagens até o nível máximo (e esgotando o tempo de jogo de 99:99h) percorrendo incontáveis dungeons e fazendo as coisas mais absurdas (como vencer 4000 lutas em uma floresta do jogo) na caçada a um monstro que simplesmente não está lá! Através do programa Yousei, que permite editar a rom original de Final Fantasy VI, é possível ver uma lista com absolutamente TODOS os personagens, inimigos, itens etc. do jogo e com ele esta lenda pôde finalmente ser desmentida, nos tempos atuais: Tiamat não está em FFVI. Milagres dos emuladores... A lenda toda foi gerada por causa daquela única foto em que Tiamat aparece, lutando contra três personagens de Final Fantasy VI. Ninguém, até hoje, sabe qual a origem dessa foto, uma vez que Tiamat realmente não existe nesse jogo; alguns dizem que Tiamat realmente ESTARIA em FFVI, mas acabou sendo um dos chefes removidos, e que a foto pertenceria a um Beta do jogo, lançado apenas no Japão, enquanto outros dizem que se trata apenas de um ótimo trabalho de montagem. A questão é que a própria foto é a prova do fake: o cenário, os heróis, os nomes, está tudo de acordo com FFVI... exceto o nome de Tiamat, que está escrito com uma fonte diferente! Podem ver, é bem menor que a fonte dos nomes dos heróis (e não é só porque está em letra minúscula). Além disso, se a foto pertencesse a um Beta, estaria tudo escrito em japonês, não com caracteres romanos! Então, a foto só aponta para um caminho: a montagem. Muito bem feita, para a época... talvez, realmente, à princípio, Tiamat realmente estivesse neste jogo, e só o que sobrou foi o sprite da foto, mas por que ela foi removida é algo que provavelmente nunca saberemos.




2ª Lenda: Czar Dragon
O mais poderoso dos dragões de FFVI (superior até mesmo a Tiamat)... Czar Dragon, da mesma forma que a lenda anterior, acabou se tornando outro tesouro escondido atrás do qual jogadores em todo o mundo gastaram horas (e suas vistas) jogando Final Fantasy VI. A mais conhecida das lendas diz que:
"Todos sabem que pode-se pegar a espada Crusader vencendo os oito dragões em WOR (segunda parte de FFVI). Entretanto, existe um outro meio, que lhe permite obter todas as 26 Magicites do jogo de uma vez. Em geral, é necessário sacrificar o Esper Odin para obter o Esper Raiden, quando se enfrenta o Blue Dragon. Entretanto, se conseguir matar o Blue Dragon com a magia Break (ou qualquer outro ataque petrificante), Odin não será sacrificado e você terá todas as Magicites! Crusader então será libertada da prisão, lhe garantindo seus poderes. Mas e agora, o que acontecerá se você matar todos os dragões? Ao matar o último dos oito dragões, vai surgir a mensagem 'Dragon Seal Broken' e você será imediatamente transportado para uma batalha, e aparecerá a seguinte mensagem: 'Mwa, ha ha... Humans and their desires! I'm free at last! I bring you destruction... I bring you terror .... I am Czar... Prepare yourselves!' Ele mesmo, Czar Dragon, o NONO dragão do jogo, e o mais poderoso de todos! Czar Dragon tem 65530 de HP e 65530 de MP, pode absorver todos os oito elementos e não tem fraquezas; se for atacado fisicamente ele pode contra-atacar com sua técnica SoulSyphon, a qual, se funcionar, drena todo o HP de um dos seus personagens; se for atacado com magia, ele contra-ataca com Step Mine; quando ele perder todo seu HP (SE perder!), ele irá atacar com quatro HyperDrives no seu grupo! Se mesmo assim conseguir sobreviver, sua recompensa será 16,000,002 exp., 9,000,000 GP, 90 Magic Points, Economizer x 4, Paladin Shld x 4, e Illumina x 1. Boa sorte (porque irá precisar...)!"


A verdade:

Mentira? Nem tanto... parte desta lenda é mentira, mas parte não é. Vamos direto ao ponto: Czar Dragon EXISTE em Final Fantasy VI, diferente de Tiamat, mas não está acessível. Usando aquele mesmo programa editor Yousei, que permitiu desmentir a lenda de Tiamat (ou qualquer outro programa que permita trabalhar no código Hexadecimal do jogo), é possível confirmar que ele está sim na rom do jogo original! E que até mesmo aquela fala que ele diz na lenda existe, com todas as letras! Por cinco anos (a verdade sobre Czar foi descoberta lá pelos idos de 2001) isto esteve oculto dos gamers (exceto talvez os programadores e Beta Testers, os caras que testam um jogo antes de ele ser lançado no mercado). De alguma forma, entretanto, algumas informações sobre Czar vazaram (como a imagem verdadeira dele) e os gamers, claro, geraram toda aquela confusão de histórias e boatos sobre as Magicites e os oito dragões. A verdade é que Czar está no jogo, mas de última hora ele foi simplesmente retirado da história (assim como outros chefes, como Colossus). Mesmo assim, a programação dele continua no jogo, e através do Yousei é possível recolocá-lo para enfrentá-lo (aqui estão os dados verdadeiros dele, segundo o editor: Level 83, 60001 HP, 60000 MP, Strength 30, Speed 13, Defense 102, Hit Rate 100, Magic Defence 153, Magic Power 10), mas a questão é que você não ganha absolutamente NADA ao derrotá-lo. Nem itens, nem experiência, nem dinheiro. Que pena. Além disso, é completamente impossível enfrentá-lo na rom original, sem modificações; o único jeito é usando um editor de roms, como o Yousei.

Agora, o mais incrível é que a Square Enix resolveu atender pelo menos este desejo dos fãs: lutar com o Czar Dragon! Na versão de Final Fantasy VI para Game Boy Advance existe uma dungeon extra, na qual é possível encontrar muitas coisas novas em adição ao jogo original e entre elas estão os chefes Omega Weapon (que, aliás, também era outra lenda de FFVI) e Czar Dragon (mas agora chamado de Kaiser Dragon). Engraçado que mudaram até mesmo a fala do Kaiser Dragon:

"Humans and your insatiable greed... Your lust for power leads always to a lust for blood... This place is a sanctuary for wayward souls... What business have you filthy creatures here? You slaughter my brethren, and befoul their rest with the profanity of your continued existence... You should not have come here. In the name of all dragonkind, I shall grant you the death you desire. I am the dealer of destruction... I am the font from which fear springs... I am Kaiser... And your time is at end."

Só é pena que deixaram Tiamat de fora, desta vez...

Bem, é isso aí. Só por estas duas lendas, acredito que já seja possível imaginar quantas mais foram criadas não só neste Final Fantasy, mas em todos os outros. Ainda em Final Fantasy VI, existem as seguintes lendas: pegar o personagem Umaro no WOB (primeira parte do jogo), jogar com o vilão Gestahl, lutar contra o vilão Chaos (chefe final de Final Fantasy I) , ressuscitar o General Leo, pegar a Espada Gamma e muitos mais... é a prova de que Final Fantasy VI é um jogo que realmente soube cativar os jogadores, como cativa até hoje. Será que a retirada de Czar, Colossus e outros personagens não passou de um plano da Square, justamente para criar essa expectativa? Se foi, parabéns aos caras: conseguiram manter a audiência do jogo por muito tempo, em parte graças a isso (e, claro, às muitas qualidades de FFVI). Se quiserem mais detalhes sobre os rumores e lendas de FFVI, grande parte das informações eu tirei deste site (em inglês).

E na comunidade de FFVI no Orkut, além de mais informações sobre o jogo, é possível achar uma rom hackeada em que aumentaram a dificuldade de FFVI, tornando-a comparável à de Final Fantasy I (Hardcore puro!!), além de incluírem o Czar Dragon!

Existem lendas em todos os Final Fantasy... se quiserem, poderei falar mais de outras lendas famosas da série.


7 comments:

danilo disse...

gostei dessas lendas e espero ver muitas outras historias sobre final fantasy.

Tristan.ccm disse...

Maravilhoso, Azrael! Eu não teria tido essa competência toda, se tivesse sido eu a destrinchar essa lenda! Meus parabéns!

Só senti falta daquela mina q vc falou antes, a Aeris (acho que esse é o nome dela). Vc podia falar dela, que tal?

Azrael_I disse...

Valeu pelos elogios, Tristan, embora essa minha lenda nem chegue aos pés das seis que vc escreveu.

Quanto à lenda sobre a Aerith(ou Aeris, na versão Ocidental), eu faço depois que escrever a resenha sobre Conker's Bad Fur Day.

Anônimo disse...

vc pode me explicar se existe essa fase de A fase da nuvem em Super Mario World existe mesmo?
http://www.youtube.com/watch?v=Cjqa9cPDhPo

Tristan.ccm disse...

Anônimo, esse vídeo que vc postou é de um romracking (jogo modificado pelos usuarios). Não tem essas fases no jogo original (pelomenos eu nunca vi uma fase do jogo chamada "you're fired")

Fou Lu disse...

Só pra lembrar, existe Tiamat em FFVIII, é um dos chefes do castelo de Ultimecia. Inclusive, em FFVIII tem uma lenda muito famosa que diz respeito a pegar o Cloud como GF!

Julia-Sama disse...

Sou viciada em FF (principalmente VI) e nunka tinha visto essas lendas loucas. acho que os fãns devem ter um pouco de noção do que serias " coerente" ter no jogo, e eu n acredito que fazer um monte de coisas idiotas faria aparecer algum monstro assim. talvez so nos jogos atuais hehehe....

Postar um comentário