Battletoads (NES / Mega Drive)

sábado, 26 de julho de 2008 Postado por P.A.


Gênero: Beat'n Up / Ação


Fabricante: Rare


Lançamento: 1991


Jogadores: 1-2 players simultâneo






Lançado em 1991 para NES, o jogo mistura um pouco de tudo; possuindo seu carecterístico beat'n up, ação e até corridas! Uma mistura que deu certo, e que fez muito sucesso, inclusive, o jogo ganhou sua versão para o console de 16-bits da Sega! As versões são idênticas.

Numa galáxia distante, um grupo chamado de Battletoads formado por 3 humanos-sapos bombados fazem parte da guarda real da princesa Angélica. São eles: Rash, o mais carismáticos e que usa um óculos escuros (Player 1), Zitz, o mais inteligente e líder do grupo (Player 2) e Pimple, o mais forte e sem cérebro do grupo! O grupo ainda conta com a ajuda do Professor T. Bird que é o "guia" e treinador dos Battletoads! O grupo estava levando a princesa de volta ao seu planeta natal, onde seu pai, o imperador Terran a esperava! Mas Pimple, resolve levar Angélica para dar uma volta pelo espaço e fazer sabe-se lá o que...
É ae então que surge Dark Queen, a inimiga dos Battletoads! Ela sequestra os dois com sua nave, Gargantua. Por sorte, Pimple consegue enviar um SOS aos seus amigos antes que eles fossem levados para o Ragnarok, o planeta da Dark Queen! Então o professor avisa Rash e Zitz para irem salvar os dois e tem início a aventura...

O jogo é muito bom! Com uma ótima jogabilidade e boas combinações de golpes (aperte duas vezes pra frente+B para fazer alguma sequência). As sequências podem variar dependendo do inimigo e do lugar onde você está! Ahh algumas das sequências só são feitas quando o inimigo esta caído, como por exemplo, um chute no trazeiro deles!

E ao contrário do que todos pensam, jogar com um amigo podem ser pior do que de jogar sozinho! Pois ao invés de facilitar, o jogo fica ainda mais difícil, já que se um player cometer o erro, o outro pagará também! Vide a fase de corrida... Se um player bater no obstáculo, os dois voltarão desde o começo! É claro, se ambos os players forem experientes, fica bem divertido jogar!
Uma coisa que me deixa desapontado é que o Player 1 sempre será Rash e o Player 2 sempre será Zitz, quando eu preferiria poder escolher entre um e outro! Mas isso é só um pequeno detalhe...

Os gráficos do jogo são excelentes! Cenários coloridos e detalhados, deixam o jogo mais agradável. E as animações dos golpes dos nossos heróis também fazem sua parte, eu particularmente acho bem bacana na hora que a mão/pé deles fica bem grande e golpeia os inimigos!
É claro que os gráficos de Mega Drive são superiores (por questões lógicas), mas os de NES por serem do console 8-bits estão quase no mesmo nível. Mostrando o poder gráfico do console da Nintendo!

Cada fase possui sua música, que por sinal, são bem empolgantes e ditam o ritmo do jogo! Os sons emitidos pelos golpes e personagens também foi muito bem trabalhado, sendo que a maioria dos inimigos tem seus próprios sons para tipos diferentes de ataques!

O grande problema (para alguns uma motivação a mais) fica por conta da dificuldade extrema do jogo! O game é bem desafiador e exigirá muito do jogador, que poderá morrer inúmeras vezes, seja sendo encurralado por vários inimigos ou em alguma "armadilha" do jogo! E cuidado pra não cair nos buracos das bordas do cenário, já que esse jogo não tem aquela "barreira invisível" que limita o jogadores, fazendo com que você cai, caso desça ou suba muito nas fases...



NOTA FINAL: 9,0
BATTLETOADS É UM CLÁSSICO, COM ALTO GRAU DE DIFICULDADE E UMA BOA PITADA DE DIVERSÃO! SE VOCÊ GOSTA DE UM DESAFIO, NÃO DEIXE DE JOGAR ESSE GAME.


Plataforma: ,


3 comments:

Azrael_I disse...

Ah, Battletoads... quantas mil horas não passei na frente da tela, tentando chegar até o fim? E quando consegui pela primeira vez, me senti o Hulk misturado com o Super-Homem! Valeu pela resenha, mermão!

Algumas curiosidades que faltaram:
- As versões para Famicon(Nes japa), Nes e Mega, apesar de semelhantes, tinham algumas diferenças gritantes; a versão para Nes era absurdamente difícil, com menos vidas e mais obstáculos, além das fases de corrida serem ainda mais rápidas, sem contar o fato de que havia um bug na fase 11 que impedia o uso do segundo controle(ou seja, não dava pra jogar de dois nessa fase, o controle simplesmente não funcionava). A versão para Famicom(que foi lançada depois) corrigiu esse bug, além do jogo ser mais fácil(e com mais vidas). A versão para Mega Drive foi feita em cima da versão americana, mas um pouco mais fácil e tb sem o bug.
- Além de Mega, Nes americano e Nes Japa, tb houveram versões deste jogo para Amiga, para Arcade, para Snes e para Master System(!). Enquanto a versão para Amiga é mais fiel ao original do Nes, a de Snes é um remake com gráficos BEM diferentes(e mais daqueles golpes engraçados, como a chifrada e a marretada)e menos fases, a de Master foi feita em cima da de Snes; já a de Arcade é completamente diferente de todos, trata-se de um Beat n'Up(tipo Final Fight e Streets of Rage), com gráficos incríveis e com muita ação, sangue e comédia. TODOS valem a pena serem jogados!
-Na época de lançamento do jogo foi lançado tb um desenho(de curtíssima duração) que contava a origem dos Toads(non-sense, por sinal).
- Houve, ainda por cima, uma continuação do jogo, Battletoads & Double Dragon para Nes, Mega e Snes! Simplesmente magnífico, apesar de muito mais fácil que Battletoads... nada se compara ao original!

P.A. disse...

De fato, eu sei desse bug no controle 2, tem até um "macete" pra burlar o tal bug! A do SNES que você fala é Battletoads and Battlemaniacs???

E sobre o desenho, se não me engano apenas 1 episódio piloto foi exibido! :P

Foubos disse...

kra to me serntindo mo campeao ao jogar via emulaçao imagina no mega, como seria foda essa fase do jets ki, putz muy foda.Com save state ajuda um bucado baum

Postar um comentário